Mundo

Forças de Damasco assumem controlo de ponto estratégico no noroeste

None

As forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, assumiram hoje o controle de Kafr Nabuda, uma cidade estrategicamente importante no noroeste da Síria, num combate que deixou dezenas de mortos.

As tropas de Damasco conquistaram a população, localizada no norte da província de Hama, depois de causarem “grandes baixas” nas fileiras da Frente Nusra, nome da antiga filial da al-Qaeda, segundo a agência oficial de notícias SANA, citada pela EFE.

Segundo o observatório sírio de direitos humanos, morreram 28 combatentes rebeldes e 16 das forças de Damasco nos combates que começaram esta madrugada.

A conquista da população foi precedida por um intenso bombardeamento de aviões russos e sírios e da artilharia de Damasco, segundo a organização não governamental.

Desde o início de maio que forças do governo e rebeldes lutam pelo controle de Kafr Nabuda, assim como de outras localidades na área.

Kafr Nabuda está situada a 20 quilómetros de Jan Sheijún, uma das cidades mais importantes do sul de Idlib, região que se tornou na última fortaleza rebelde da Síria.

Segundo os últimos dados do observatório, desde 30 de abril, data que marca a intensificação dos atentados em Idlib, 766 pessoas morreram, entre elas 226 civis.

O exército sírio intensificou a ofensiva contra os rebeldes em Idlib, apesar de os partidos não terem anunciado oficialmente o fim de uma trégua que está em vigor desde setembro de 2018.

Esse acordo, negociado pela Rússia, que apoia Damasco, e a Turquia, defensora da oposição, adiou a ofensiva do governo e criou uma zona desmilitarizada para separar as tropas de ambos os lados.

Apesar deste acordo, desde o primeiro dia houve bombardeamentos constantes na área, entre acusações mútuas de não cumprimento da trégua.