Madeira

Porto Santo terá um directório gastronómico

None

O directório da gastronomia do Porto Santo em breve vai ser uma realidade. A ideia saiu nesta tarde de sábado, no Porto Santo, numa iniciativa da Direcção Regional para Administração Pública da Ilha Dourada.

O tema escolhido pela organização desta tertúlia foi ‘Sabores da terra – Do local ao Global – Gastronomia Tradicional Factor de Atracção Turística’ e foi realizado no Restaurante Torres, no sítio da Camacha, e teve a presença de diversas entidades e residentes ligados à restauração e ao turismo.

Roberto Santa Clara, da Associação de Promoção da Madeira (APM) evidenciou ao DIÁRIO que a criação deste directório “foi um repto” que acabou “por lançar hoje”, dado que achava ser “o momento certo, pois estávamos num Fórum de gastronomia e de produção local”.

“Acho que a dimensão do Porto Santo assim o permite”, disse Roberto Santa Clara, esclarecendo que “o produto é base de tudo o que se faz no turismo e a experiência do turista e acho que acabou por ser um repto bem lançado”.

Para o presidente da APM “hoje em dia o directório não tem de ser propriamente físico, mas tem de ser uma inventariação e comunicação em diferentes plataformas”, logo “a partir daqui pode-se e em diferentes fases, vir a ser um projecto piloto para algo mais sustentado sobre a gastronomia no Porto Santo e sobre os ‘players’ que podem intervir, desde ao produtor ao distribuidor, ao hotel ou restaurante”.

A gastronomia tem um papel muito importante numa terra que se quer que seja turística. Sob esta realidade o presidente da Associação de Promoção da Madeira disse ao DIÁRIO que a Gastronomia faz parte da experiência do visitante e que hoje é um móbil para imensas viagens”.

Roberto Santa Clara quis salientar “além do guia ou do roteiro que acabou por passar um pouco ao lado, é questão dos eventos (como aquele que aconteceu no ano passado – o festival do Atum), os eventos gastronómicos permitem atenuar a sazonalidade, e tem a vantagem de quando o tempo não for tão bom, poder ser realizado ‘in-door’”.

O repto de lançar um directório para gastronomia está feito e ficou “combinado” nesta tertúlia do certame ‘Porto Santo Fest’, que a Direcção Regional para Administração Púbica do Porto Santo, a Câmara Municipal do Porto Santo e mais os responsáveis por alguns restaurantes e também pela associação de Produtores da ilha dourada, vão reunir-se para preparar afincadamente este elaboração do directório para Gastronomia Local.