Madeira

Porto Santo Fest 2019’ arrancou com a tertúlia ‘Valorizar o que é Nosso’

None Ver Galeria

Arrancou ontem o ‘Porto Santo Fest 2019’, uma organização da direcção regional para administração pública do Porto Santo.

Esta iniciativa contou na sua abertura, nos jardins da DRAPS, com uma tertúlia que se intitulou ‘Valorizar o que é nosso’. A organização convidou vários conhecedores das potencialidades da ilha, como o engenheiro agrícola, Joaquim Leça e a professora Rafaela Melim que, para além de docente, é empresaria na área da restauração.

Ao DIÁRIO e sobre o tema em questão da tertúlia, Rafaela Melim adiantou que “em primeiro lugar temos uma base científica e uma investigação científica de que, de facto, nos nossos produtos existem elevados níveis cálcio, de magnésio e estrôncio”.

“Partindo desta evidência, acho que nós todos temos a ganhar, valorizar o que é nosso para além da importância de dinamizar a nossa economia e sabendo à partida que temos estes elevados minerais nos nossos produtos, o nosso papel é dinamizar, mostrar e informar os nossos clientes desta importância dos produtos do Porto Santo”, realçou.

Joaquim Leça, engenheiro agrícola, disse que “só se valoriza o que é nosso quando se conhece”. “Por vezes conhecemos aquilo que temos de bom, os produtos agrícolas, como as cebolas, o tomate, a batata-doce, o chícharo que voltaram e bem a cultivar, mas também a uva, lentilha ou o figo...”, afirmou ao DIÁRIO.

“Se nós não valorizamos o que é nosso e recuperar aquilo que os nossos antepassados tão bem fizeram, perde-se um património, perde-se um conhecimento enorme, um conjunto técnicas e de saber fazer que são únicos”, acrescentou ainda.

Esta foi a primeira de algumas tertúlias que a iniciativa do ‘Porto Santo Fest’ vai realizar ao longo do mês de Abril, mas também de Maio e início de junho, no Porto Santo.

Para além deste tipo de iniciativas, este certame vai ter em vários locais da ilha, inúmeras palestras, com vários convidados falar sobre variados temas ligados ao mundo agrícola.

No dia 27 de Abril, o ‘Porto Santo Fest’ vai ter uma outra tertúlia sobre o tema, ‘Proteger as Abelhas – direitos, ambiente desenvolvimento’, na sala de conferencias dos Paços do Concelho, às 16 horas.