Mundo

Trump escolhe antigo conselheiro de campanha para a Reserva Federal

Foto Reuters
Foto Reuters

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje que vai propor Stephen Moore, um antigo conselheiro durante a campanha presidencial de 2016, para integrar o conselho de governadores da Reserva Federal (Fed), banco central.

“Tenho o prazer de anunciar que Stephen Moore, um economista muito respeitado, vai ser nomeado para o conselho da Fed”, escreveu Trump na rede social Twitter. “Conheço Steve há muito tempo e não sei que é uma excelente escolha”, acrescentou.

Os órgãos dirigentes da Fed são compostos por 19 membros, incluindo sete governadores que integram o comité de política monetária, nomeados pelo presidente dos Estados Unidos e confirmados pelo Senado.

Dois lugares no conselho de governadores estão atualmente vagos.

A nomeação de Moore tem agora de obter o aval do Senado, um processo que pode levar semanas ou meses.

Membro da Heritage Foundation, um centro de reflexão conservador, Stephen Moore, de 59 anos, é também comentador na cadeia de televisão CNN e conhecido pelas suas posições controversas em relação à política da Fed. No final de 2018, aliou-se às críticas que Trump fez às subidas das taxas de juro decididas pelo banco central.

A Fed é atualmente presidida por Jerome Powell, escolhido por Trump para suceder a Janet Yellen no início de 2018.