Mundo

Cerca de 800 pessoas protestam em Estugarda contra proibição de automóveis a ‘diesel’

None

Cerca de 800 pessoas manifestaram-se ontem em Estugarda, na Alemanha, contra a proibição de circulação de automóveis antigos a ‘diesel’, uma medida que visa combater a poluição do ar, anunciou hoje a polícia alemã.

Estugarda, um dos centros da indústria automóvel alemã, tornou-se, em 01 de janeiro deste ano, a maior cidade do país a proibir, em larga escala, a circulação de automóveis antigos a ‘diesel’ (gasóleo) com padrões de emissões menos exigentes.

Esta decisão visa combater a poluição do ar, mas os manifestantes queixam-se de não ter dinheiro para comprar novos automóveis.

A agência de notícias alemã DPA relatou que quase metade dos manifestantes usava coletes amarelos, numa referência aos protestos antigovernamentais na vizinha França que teve início contra a subida dos impostos sobre os combustíveis.

Várias medidas de proibição relativamente ao gasóleo foram e estão previstas de ser introduzidas em várias outras cidades da Alemanha.

Os protestos em Estugarda tiveram início há cerca de três semanas.

Também em Portugal, os automóveis a gasóleo têm sido um tema na ordem do dia, nomeadamente depois da entrevista do ministro do Ambiente e da Transição Energética ao Jornal de Negócios, em 28 de janeiro, quando afirmou ser “muito evidente que quem comprar um carro ‘diesel’ muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”.

Antecipando que, “até 2030, um terço dos automóveis ligeiros que circulam em Portugal serão automóveis elétricos”, o ministro João Pedro Matos Fernandes disse acreditar que “daqui a quatro ou cinco anos um veículo elétrico custará provavelmente menos do que custa um veículo a combustão”.

A entrevista gerou várias críticas, nomeadamente do setor automóvel.