Madeira

Sonae desafia alunos da UMa a testarem a aplicabilidade da sua última inovação internacional

None

A Sonae Indústria vai desafiar, durante uma semana, os alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e da Universidade da Madeira a testarem a aplicabilidade da sua última inovação internacional, ainda antes de a mesma ser apresentada publicamente, sob a marca SURFORMA.

O departamento Investigação e Desenvolvimento da Sonae Indústria tem vindo a concretizar o projecto FlexComp, com apoio da TecMinho. Um projecto que tem como objectivo desenvolver Compactos pós-deformáveis para componentes na indústria dos transportes, nomeadamente automóvel e aeronáutica.

O objectivo passa pela criação de produtos que alterem a sua forma (geometria) com o aumento da temperatura e pressão após a sua produção, com aplicação ampla na indústria dos componentes de design interior para o sector dos transportes. O desenvolvimento destas soluções resulta de uma necessidade identificada no mercado dos transportes, de substituir os metais e polímeros presentes nas suas estruturas por outros com características mais leves, resistentes e sustentáveis.

Esta inovação da Sonae Indústria é um produto com função estrutural, mas que oferece uma vasta gama de decorativos, para além de ser reutilizável e reciclável, o que faz com que seja mais ecológico. É, assim, um produto com elevado grau de inovação que traz grandes benefícios em comparação com soluções actualmente usadas na indústria de transportes, arquitectura ou design, nomeadamente aqueles que têm base de derivados de petróleo.

O workshop ‘Shaping the future with tomorrow’s materials’ inclui sessões de brainstorming, perguntas e respostas, discussões e debates sobre Inovação & Aplicação e Design e Ideias que podem ajudar tanto a SURFORMA como os alunos da ESAD e da UMA que participem no workshop a descobrir possibilidades para o novo produto.

Os participantes vão ter amostras do material para experimentar para que seja possível testar, manipular e potenciar as capacidades do produto, ainda numa fase de pré-apresentação ao mercado.