Mundo

Antigos trabalhadores da Exxon reclamam a Maduro pensão nunca paga

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Centenas de antigos trabalhadores da ExxonMobil reclamam uma pensão que dizem lhes ter sido garantida por Hugo Chávez mas que nunca foi paga e agora exigem a Nicolás Maduro.

Protestaram junto à provedoria e vão dormir nas ruas de Caracas, capital da Venezuela, como forma de denunciar.

São cerca de 6 mil os antigos trabalhadores que continuam à espera de receber a pensão, mas 3.800 chegaram a receber.

“Os que eram amigos da PDVSA (empresa de petróleo estatal da Venezuela) e os corruptos chegaram a receber”, explicou à Lusa Mário Salazar, o porta-voz dos manifestantes que protestavam junto da Provedoria de Justiça, em Caracas.

Trata-se de uma disputa legal já muito antiga, que envolveu a multinacional norte-americana ExxonMobil e o Governo venezuelano.

Durante a presidência de Chávez, que expropriou a empresa petrolífera, houve um conflito legal e o tribunal deu razão ao Estado venezuelano. A empresa teve de indemnizar. Na altura alguns dos trabalhadores receberam o direito a uma pensão, mas os que hoje protestaram ficaram de fora.

“Fomos enganados”, lamentou Mário Salazar. “Retiraram o direito a uma pensão pelo nosso trabalho”, declarou.

“De forma contundente fomos excluídos pelo Governo de Nicolás Maduro. Apagaram o nosso direito ao dinheiro pelo passivo laboral que era uma ordem do comandante Hugo Chávez, que não se cumpriu”, adiantou o antigo trabalhador da petrolífera que explorou a Faixa do Orinoco.

Os trabalhadores, que se manifestam em defesa dos seus direitos, têm apresentado as suas aspirações em vários ministérios e instituições, mas até agora sem resposta.

Como forma de protesto, os antigos funcionários da petrolífera estão a pernoitar em caixas de cartão em várias praças da capital.

“Vamos dormir em cartões em frente ao panteão nacional”, garantiu Salazar.

Sempre sem criar melindres com o Governo de Nicolás Maduro, os manifestantes dizem implorar por uma solução, argumentando que continuam “a acreditar no projecto revolucionário de Chávez”, mas o problema é que já estão cansados.

“Dizemos ao Presidente Maduro, até quando tanta indolência. Por favor, senhor Presidente, estamos a apoiá-lo, levantando a bandeira, mas pedimos que nos ajude e que haja justiça social, porque os nossos filhos e as nossas mulheres estão a sofrer porque estamos a viver nas ruas de Caracas”, acrescentou Mário Salazar.