Mundo

Burkina Faso diz ter neutralizado seis membros de grupos ‘jihadistas’

None

Seis membros de grupos ‘jihadistas’, incluindo um líder “ativamente procurado”, foram “neutralizados” durante uma operação liderada pelo exército do Burkina Faso na região de Pô, anunciaram hoje os militares do país.

“A operação, que exigiu uma cuidadosa coordenação, neutralizou seis terroristas, incluindo um líder terrorista ativamente procurado”, afirmou o Estado-Maior do exército do Burkina Faso, em comunicado.

A operação, “lançada há vários dias”, pretendia “desmantelar um grupo terrorista na zona de Pô, na província de Nahouri”.

O comunicado refere também que armas, munições e várias motas foram apreendidas.

O chefe do Estado-Maior do exército, general Moïse Miningou, considera que a operação é “um grande feito” e “a prova de que não será dado qualquer descanso aos grupos terroristas que tentam perturbar a paz e a tranquilidade das valentes populações”.

Esta operação aconteceu depois de outras duas operações na região norte e centro-norte que neutralizaram várias dezenas de terroristas, alegam relatórios anunciados por fontes oficiais.

O Burkina Faso, um país de baixo rendimento na África Ocidental, caiu numa espiral de violência nos últimos quatro anos e meio, atribuída a grupos armados ‘jihadistas’, alguns ligados à Al-Qaida e outros ao grupo terrorista Estado Islâmico.

No total, os ataques atribuídos a estes grupos armados terão sido responsáveis pela morte de quase 700 pessoas, assim como por 500 mil deslocados internos.