Madeira

Grupo Parlamentar do PS visita centro de Saúde e Escola do Porto Santo

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) visitou hoje, 29 de Novembro, a ilha do Porto Santo, para inteirar-se das condições do funcionamento do Centro de Saúde local e visitar a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, que se encontra em processo de requalificação das estruturas.

Após o final das duas visitas, o deputado socialista Miguel Brito defendeu “um estudo de custo benefício para a construção de um novo Centro de Saúde do Porto Santo”.

O parlamentar sublinhou igualmente a “necessidade premente” e contratar mais recursos humanos, precisamente mais médicos e enfermeiros. “O Grupo Parlamentar do PS defende o reforço dos técnicos de enfermagem, nomeadamente nas especialidades de reabilitação e pediatria, bem como a disponibilização de um médico de medicina interna em permanência”, sustentou.

O deputado lembrou ainda que “é necessário criar medidas que promovam a permanecia desses profissionais no Porto Santo, como forma de se sentirem valorizados e integrados”.

Já sobre a visita à Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, o deputado lamentou o facto da intervenção que ainda se encontra em curso “não ter em atenção o bem-estar e as necessidades da comunidade escolar”. “Há uma falta de condições básicas no que toca à climatização das salas de aulas” e não houve “uma especial atenção à parte energética da escola”, nota Miguel Brito.

“Se hoje o Porto Santo é visto como uma possível ilha ecológica, não conseguimos entender como é que não foi pensado um sistema alternativo para que a escola possa usufruir de energia renovável, através de painéis fotovoltaicos, uma forma de reduzir a pegada ecológica”, acrescentou.

O deputado porto-santense lamentou ainda o facto de a escola não ter uma cantina de refeições para a comunidade escolar. “Esperemos que a Secretaria da Educação e de Equipamentos e Infraestruturas tenha isso em atenção e garanta que haja um serviço alimentar digno para a comunidade escolar”, rematou.