5 Sentidos

Maria José Cabral expõe no Museu de Electricidade - Casa da Luz

A exposição ‘Sobre rastos duma Beira que nunca conheci’ estará patente ao público até ao dia 30 de Outubro

None

O Museu de Electricidade - Casa da Luz recebe a exposição ‘Sobre rastos duma Beira que nunca conheci’, de Maria José Cabral.

A mostra ficará patente ao público até do dia 30 de Outubro.

Esta é uma exposição de pintura que reflecte um ambiente nostálgico proveniente do sobrevoo de arquivos pessoais como o álbum de família.

Através de materiais tradicionais da pintura actual como o acrílico ou os pasteis de óleo, os espaços no exterior são frequentes, assim como os rostos das figuras irreconhecíveis, utilizando esta via de anulação como forma de distanciamento temporal.

É um processo de assimilação e contextualização no mundo contemporâneo, de alguns conceitos que reflectem o seu pensamento teórico e plástico, aliando estes à vertente de experimentação que se encontra com os fragmentos do tempo resgatado numa cidade que faz parte da história da sua família, a Beira em Moçambique.

Maria José Cabral nasceu a 30 de Janeiro de 1993 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Em 2014 formou-se em Escultura pela Universidade de Belas Artes de Lisboa e em 2018 tornou-se mestra em Pintura pela mesma Universidade. Desde 2012 que expõe regularmente, contando já com exposições nas cidades de Lisboa, Coimbra, Funchal, Nova Iorque, Madrid, Veneza e Palermo.

É através das imagens que melhor se expressa, mas enquanto artista valoriza as diversas formas de comunicar que a levem a transmitir uma mensagem, seja através da pintura, da escultura, da fotografia ou até da escrita.