Problemas de roedores - 7 sinais de que os tem!
A Extermínio - Higiene e Controle, Lda explica como identificar uma infestação de roedores
Os ratos estão entre as pragas mais comuns e também das mais difíceis de controlar sem recursos a profissionais habilitados.
Acha que tem problemas com roedores? Aqui estão 7 conselhos para descobrir se efectivamente tem uma infestação de roedores:
# 1: Fezes de rato
Se encontrar pequenas bolas oblongas que se assemelham com arroz preto, podem ser excrementos de ratos. As fezes são mais abundantes perto de fontes de alimentação e nidificação. Se encontrá-las, tenha cuidado. Fezes de roedores podem deter partículas nocivas, por isso não deve varrer vigorosamente ou efectuar a aspiração. Em vez disso, deve pegá-las cuidadosamente com luvas, toalha de papel e descartá-las em sacos de plástico. Certifique-se de que desinfecta toda a área.
# 2: Padrões de tráfego
Os ratos seguem as suas rotas favoritas de deslocação em volta da sua habitação. Por outras palavras, eles geralmente circulam ao longo das mesmas paredes e rodapés noite após noite. Procure um caminho de manchas sujas no chão, onde os ratos deixaram vestígios e marcas das suas patas. Este é um sinal de um trajecto com alto tráfego de roedores.
# 3: Hábitos alimentares
A comida de cão ou o saco de sementes de pássaro apareceram subitamente espalhados? Os ratos mastigam pelo seu caminho todos os tipos de caixas e sacos para chegarem ao seu favorito - grãos e cereais. Verifique se há furos em sacos e alguns vestígios de migalhas em torno de recipientes dos alimentos. Se deixou manteiga ou bacon no balcão da cozinha, inspeccione-a cuidadosamente, pode encontrar pequenas marcas de dentes. Certifique-se de que qualquer alimento em que os ratos contactem é de imediato deitado no lixo.
# 4: Material de nidificação
Os ratos adoram encontrar um lugar aconchegante onde se escondem e deixam as crias. Por exemplo, a área quente atrás do frigorifico ou fogão, mas também gostam de criar o seu ninho atrás dos armários e despensas. Eles recolhem papel, tecidos, pedaços de embalagens de comida e outros matérias para fazer um ninho – onde o cheiro intenso de urina é notório! Se notar furos nos tecidos ou um pequeno aglomerado de material num canto, com ou sem fezes nas proximidades, poderá ter ratos.
# 5: Sons de ratos
Ouvir aquele ‘pitter-patter’ sobre sua cabeça... Quando estes sons ocorrem todas as noites, e não apenas sobre a sua cabeça, mas nas paredes e em todo lado, poderá ter ratos.
Preste atenção onde ouve arranhões e corridas, pois essa área provavelmente está perto da fonte do problema.
# 6: Odor de rato
Pode sentir o cheiro da sua presença. Poderá ser um ninho, um rato morto na proximidade ou excrementos de roedores. Mas mesmo se o seu nariz não detecta, o seu animal de estimação pode. Por exemplo, se o seu gato ou cão é de repente focado para um determinado canto ou parte da casa, ele ou ela podem ter encontrado o local do problema.
# 7: Avistar um rato
Quando avistar um rato na sua casa, considere os hábitos reprodutivos do rato. Os ratos podem originar até 10 vezes por ano, com uma média de seis a oito ratos por ninhada. Se fizer as contas... esse pequeno problema pode ser rapidamente um grande problema.
Nota: A sua casa poderá estar vulnerável à entrada de roedores se existirem fendas nas portas, fissuras nas paredes, nos rodapés ou nas janelas.
Consulte o nosso guia de pragas disponível nosso website para conhecer os vários tipo de ratos e morganhos, os seus aspetcos, biologia e hábitos em https://www.exterminio.pt/services.html.
O controlo e prevenção de roedores na sua casa são importantes por razões de saúde e segurança.
Se suspeitar de uma infestação, procure profissionais habilitados que lhe poderão aconselhar.
www.exterminio.pt
Telefone: 291 930 500
Em prol da saúde pública e do meio ambiente desde 1990!