Madeira

A agenda desta sexta-feira desvenda onde pode assistir a um concerto de Tiago Silva

None

3.ª edição do Festival do Atum, do Gaiado e do Marisco

A Câmara Municipal de Machico, na prossecução da acção cultural municipal, é a entidade organizadora da 3.ª edição do Festival do Atum, do Gaiado e do Marisco, que se realizará entre os dias 6 e 8 de Julho, na vila do Caniçal, nomeadamente, na promenade da frente-mar. Os objectivos que norteiam a iniciativa são divulgar a gastronomia tradicional local e a promoção cultural da Região, em particular, a da freguesia do Caniçal. O certame gastronómico tem a sua abertura oficial pelas 19h30, com a arruada pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo do Caniçal.

Programa

19h30: Abertura – Arruada: Grupo Folclórico do Caniçal e Banda Municipal de Machico;

21h00: Tuna da Casa do Povo e Banda Municipal de Machico;

22h00: Amigos da Música;

23h00: Tiago Silva (The Voice) e Elisa;

00h30: Dj Celso Velosa.

Segundo dia da Festa Gastronómica de Santa Cruz

A música começa com Lady Vintage, a partir das 17 horas, seguida de Varejenta, com Lara Nunes no Rakão e Roberto Moniz na viola de arame. Já às 21h, é tempo de ouvir Nulo, seguido do grupo Kairos. Por fim, Blue Oak sobe ao palco às 21 horas, antecedendo, assim, a selecção musical de Nuno Marcial e Mário Lopes que vão animar o resto da noite.

Festas em Honra de São José

As Festas em Honra de São José, padroeiro do Arco de São Jorge, têm início nesta sexta-feira, com a actuação do conjunto musical madeirense ‘Montreal’, pelas 22h00, e a célebre macarronada no bazar, gratuita para toda a população. A comissão de Festas agradece a todos os que colaboraram na preparação desta festa e convida toda a população local e vizinha a participar no evento.

Rali do Marítimo vai para a estrada

O Rali do Marítimo - Município de Machico 2018 vai para a estrada nesta sexta-feira e conta com 32 duplas inscritas. A quarta prova do Campeonato Regional de Ralis inicia-se com a tradicional Super Especial nocturna, a disputar em dois rounds, às 21h30 e 21h39, nas principais artérias de Machico.

Inauguração da Expomadeira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, estará, pelas 18 horas, no Estádio dos Barreiros, na Expomadeira 2018, cuja cerimónia de abertura presidirá. 90 empresas, dos mais variados sectores, garantem presença na Expo Madeira 2018, que vai decorrer de 6 de Julho a 15 de Julho. O certame, que já vai na sua 35.ª edição, volta, este ano, a registar 100% de ocupação. O evento contará com 300 stands instalados no recinto. Empresas de todas as áreas, desde a bioquímica à clínica dentária, passando pela imobiliária, arquivo de documentação, automação e manutenção industrial, decoração, gestão de condomínios, ensino, oficinas, equipamento industrial, nutrição, software, entre outros. O Governo Regional também estará presente com um stand de grandes dimensões.

I Encontro Regional AppsForGood na Ribeira Brava

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, organiza o I Encontro Regional AppsForGood, que terá lugar no auditório da ACIN (Ribeira Brava), entre as 14h00 e as 17h30. O AppsForGood é um programa internacional, lançado em Portugal no ano lectivo 2014/2015 pelo Comité para a Democratização da Informática Portugal (CDI Portugal), em parceria com a Direcção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). É um movimento tecnológico educativo no qual alunos (entre os 10 e os 18 anos) e professores trabalham em equipa para darem resposta a questões relevantes do seu dia a dia através da criação de apps para smartphones ou tablets. O recurso ao AppsForGood permite o acesso a conteúdos digitais e viabiliza o contacto com especialistas de todo o mundo. Na sessão de abertura deste Encontro Regional, está prevista a assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, e a Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação - CDI Portugal, que será formalizado pelo director regional de Educação, Marco Gomes, e pelo director Executivo da CDI Portugal, João Baracho.

Comemorações do Dia do Museu Militar da Madeira

A vice-Presidente Isabel Torres, em representação do presidente da Assembleia Legislativa, estará presente, em duas iniciativas inseridas nas Comemorações do Dia do Museu Militar da Madeira, que se vão realizar no Forte de São Tiago. A primeira, às 17h, trata-se de uma conferência ‘O corpo expedicionário português na frente mais difícil da grande guerra: consequências políticas e militares da Batalha de La Lys’. Depois, às 18h15, acontece a inauguração da exposição ‘A I Grande Guerra Mundial – A contribuição de Portugal e da Madeira para a construção da Paz na Europa’. Às 21h30, há concerto da Banda Militar da Madeira, no Palácio de São Lourenço.

Si que Brade em concerto com a Orquestra de Bandolins

No ano que celebra o seu 30.º aniversário, o grupo Si que Brade encerra o ciclo de comemorações com um concerto com a Orquestra de Bandolins, com a qual partilha a sua génese. Este espectáculo irá decorrer no Museu da Imprensa, em Câmara de Lobos, pelas 21h00, com entrada livre. O repertório apresentado pelos dois grupos representa a ligação à música tradicional madeirense, à música do mundo e à sonoridade de diversos projectos de simbiose. Criados pelo Governo Regional da Madeira/Secretaria Regional de Educação, no ano lectivo de 1987/1988, para a prática dos cordofones tradicionais madeirenses e dos bandolins, Si que Brade e Orquestra de Bandolins reencontram-se assim passados 30 anos neste concerto.

‘I Encontro Regional de Mindfulness na Educação’

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação (DRE), promove o ‘I Encontro Regional de Mindfulness na Educação’, que tem lugar nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, na Sala de Conferências da Escola Secundária de Jaime Moniz. A iniciativa, aberta a toda a comunidade educativa, convida à partilha e reflexão sobre a temática do Mindfulness em contexto escolar e ocorre no âmbito do Projeto Oficinas de Formação - Mindfulness na Escola 2017/2018. Este Encontro dará a conhecer o trabalho desenvolvido na Madeira nesta área e promoverá a discussão sobre os benefícios dos programas de mindfulness/atenção plena nas escolas e nas comunidades educativas. Com diversos estudos realizados, estes programas apontam para melhorias significativas ao nível do bem-estar emocional, da saúde mental, da relação mente-corpo e da capacidade de aprendizagem e sucesso escolar, demonstrando ser um caminho relevante para a redução de problemas do comportamento e para a melhoria dos resultados académicos.

Conferência sobre ‘Quintas da Madeira, Tipologias e Critérios de Intervenção’

A Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, vai realizar nesta sexta-feira, dia 6 Julho, nas nossas instalações, no Funchal a Conferência intitulada ‘Quintas da Madeira, Tipologias e Critérios de Intervenção’ apresentada pelo Arquitecto Rui Campos Matos. De entrada livre, a Conferência tem início às 18h e está integrada no ciclo ‘Sextas às 6’.

XII edição do Encontro Radical

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de São Vicente organiza todos os anos o Encontro Radical, no âmbito da intervenção junto da comunidade, no sentido da prevenção e alerta para as situações de risco e perigo com que as nossas crianças e jovens se vêem confrontados no dia-a-dia. O Encontro, na sua XII edição, procura conciliar a parte lúdica à estratégia de prevenção e divulgação do papel da CPCJ e das entidades que a integram junto da comunidade, salientando o seu papel activo na promoção dos direitos e na protecção de crianças e jovens. O evento realiza-se entre as 10h e as 15h30, no Jardim de Plantas Indígenas, no centro da Vila de São Vicente.

Congresso Regional das Testemunhas de Jeová

O Congresso Regional das Testemunhas de Jeová terá início nesta sexta-feira, com o tema ‘Seja Corajoso!’, no Madeira Tecnopolo. A entrada do evento é gratuita.

Último dia de formação intensiva para instrumentistas das bandas filarmónicas

A Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira e a Banda Militar da Zona Militar da Madeira promovem entre os dia 2 e 6 de Julho, na Unidade de Apoio do Comando Militar da Madeira, uma actividade de formação intensiva para instrumentistas das bandas filarmónicas, denominada ‘Assimetrias Musicais’.

Inauguração do Conjunto Habitacional Quinta Falcão III

Pelas 11h, na Rua da Quinta Falcão, em Santo António (junto ao Centro Comunitário da Quinta Falcão - Casa Azul), haverá a inauguração do Conjunto Habitacional Quinta Falcão III, o primeiro bloco de apartamentos no âmbito do Programa Municipal Amianto Zero, através do qual a Câmara Municipal do Funchal vai erradicar o amianto de toda a sua habitação social.

Debate sobre os sem-abrigo e a pobreza na Madeira

Pelas 18h30, o Bloco de Esquerda promove um debate sobre os sem-abrigo e a pobreza na Madeira, com o coordenador regional Paulino Ascenção e a dirigente do CASA-Madeira (Centro de Apoio aos Sem abrigo) Sílvia Ferreira. Na sessão, será projectado o filme ‘Os Sem Abrigo Não Têm Cara’.