Madeira

Pedro Ramos defende “investimento em saúde”

A entrega do certificado à Unidade de Medicina da Reprodução do SESARAM
A entrega do certificado à Unidade de Medicina da Reprodução do SESARAM

Primeiro foi Tomásia Alves, presidente do Conselho de Administração do SESARAM. Agora volta a ser Pedro Ramos, secretário regional da saúde. Os dois, em momentos diferentes e de forma reiterada vêm a pedir e a destacar a importância de haver investimento em saúde, o que pode ser interpretado como um recado para o próprio Governo. Aliás, Tomásia Alves dirigiu-se a Miguel Albuquerque, na cerimónia que quis assinalar a passagem aos quadros de 105 precários, e disse ter carência de recursos humanos no serviço que administra.

Hoje, Pedro Ramos, na cerimónia de certificação, pela APCER, da Unidade de Medicina da Reprodução, fez questão de assinalar: “É preciso investimento em saúde (...). Sem investimento não há resposta”. O governante concretizou com a necessidade de investir em recursos humanos e equipamentos. Algo que, notou, já vem a acontecer.

Em Março deste ano, o governante disse: “2017 não foi um ano bom, mas temos estes números.” Pedro Ramos explicou que os números não eram bons e um das principais razões eram porque o orçamento do sector não tem tido o dinheiro de que necessita

Sobre a Medicina da Reprodução, na estimativa de Claudia Freitas, directora da Unidade, 15% dos casais necessitam de apoio da Medicina da Reprodução, nas suas várias valências. Uma resposta em que o SESARAM está cada vez mais capacitado. Por exemplo, no ano passado, foram realizadas 1.590 consultas e registado, um grau de satisfação de 100%, garantiu.