Desporto

Governo Regional e Câmara do Funchal na conferência de imprensa do Dia Paralímpico Funchal 2018

Conferência realiza-se no Hotel Pestana CR7
Conferência realiza-se no Hotel Pestana CR7

O Hotel Pestana CR7 Funchal acolhe no dia de amanhã, 22 de Maio, às 12 horas a conferência de imprensa relativa ao Dia Paralímpico Funchal 2018 agendado para 25 de Maio na Av. Sá Carneiro. A sessão de esclarecimento dirigida aos órgãos de comunicação locais terá como protagonistas o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Funchal, João Pedro Vieira, e o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.

O Dia Paralímpico Funchal 2018 está agendado para sexta-feira, 25 de maio, na Av. Sá Carneiro, junto ao Hotel Pestana CR7 Funchal. O evento de caráter nacional que se realiza com periodicidade anual vai decorrer na entre as 10 e as 16 horas com 22 modalidades adaptadas disponíveis para experimentação gratuita para a população em geral. Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Boccia, Canoagem, Ciclismo, Curling, Escalada, Goalball, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Orientação, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol Sentado são os desportos presentes e abertos à experimentação de todas as pessoas, com ou sem deficiência, sob a orientação de técnicos especializados. Também os atletas portugueses João Sanona, tenista em cadeira de rodas, Luís Costa, paraciclista, e Hugo Passos, lutador de luta greco-romana, vão apoiar o decorrer das actividades.

A sessão de abertura oficial está agendada para as 10 horas do dia 25 de Maio e tem como convidados a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque e o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, para além da natural presença do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço. A iniciativa organizada pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP) em parceria com o Governo Regional da Madeira e com a Câmara Municipal do Funchal enquadra-se na estratégia de sensibilização da importância da prática desportiva em pessoas com deficiência promovida pelo CPP.

Inserida no âmbito do Dia Paralímpico Funchal 2018 está também a realização de uma Acção de Formação e de um Colóquio nos dias antecedentes ao evento principal. A 23 de Maio o Pavilhão do C.A.B, no Funchal, recebe entre as 14h30 horas e as 18 horas uma Acção de Formação relativa às modalidades de Atletismo, Boccia, Ténis de Mesa e Voleibol Sentado. Já o Colóquio a decorrer a 24 de Maio no Anfiteatro Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, entre as 09h30 e as 12 horas vai ter no seu painel de abertura o Presidente do CPP, José Manuel Lourenço, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Funchal, João Pedro Vieira, o Director Regional da Juventude e do Desporto, David Gomes, e o Reitor da Universidade da Madeira, José Carmo.