País

Liliana Rodrigues leva Comissão da Cultura e Educação europeia a Lisboa

None

Uma delegação da Comissão da Cultura e Educação (CULT) do Parlamento Europeu (PE) estará, entre os dias 4 e 6 de Abril, em Lisboa, com o objectivo de proceder à verificação de projectos financiados por fundos europeus e reunir-se com entidades relevantes da área de trabalho da comissão. A delegação visitará a capital portuguesa por sugestão da eurodeputada Liliana Rodrigues, que pela quarta vez traz a Portugal uma delegação do PE.

A delegação irá reunir-se com Edite Estrela e Alexandre Quintanilha, respectivamente Presidentes da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.

Está também prevista uma visita ao Campus da Nova School of Business and Economics e ao recente Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT).

Do extenso programa da deslocação da Comissão CULT a Lisboa constam ainda: reuniões com o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e com o Directora da Agência Nacional Erasmus, Joana Godinho.

Para Liliana Rodrigues, o facto da capital portuguesa ser, hoje em dia, uma das cidades mais escolhidas por estudantes internacionais “é a prova do sucesso dos trinta anos do Programa Erasmus e do projecto europeu, mas também do trabalho de divulgação feito pelas universidades e associações, que têm conseguido despertar o interesse dos alunos por Lisboa”.

Segundo dados da Comissão Europeia, no ano lectivo de 2015/2016, chegaram a Portugal cerca de 13 mil alunos, número que representa um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Durante o quadro de 2014-2020, o Programa Erasmus+ dispõe de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros.

A eurodeputada socialista destacou, ainda, a utilidade destas visitas e referiu “que é importante que a União Europeia e os seus cidadãos saibam como é que o nosso país utilizou o dinheiro dos fundos europeus”.

Foi com essa intenção que, no passado mês de Março, Liliana Rodrigues co-organizou a exposição “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida”. A mostra, que esteve patente durante uma semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas, teve como objectivo o de promover a divulgação dos projectos mais importantes que foram realizados com o apoio do Fundo de Coesão e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).