País

Prémio de Saúde 2017 foi para cardiologista Queiroz e Melo, pioneiro nos transplantes

FOTO Facebook DGS
FOTO Facebook DGS

O Prémio Nacional de Saúde de 2017 foi para o cardiologista João Queiroz e Melo, pioneiro nos transplantes de coração, anunciou hoje a Direcção-geral da Saúde.

O júri premiou o médico por contribuir para “ganhos indiscutíveis de saúde”, prestigiando o Serviço Nacional de Saúde internacionalmente.

Queiroz e Melo nasceu em Tomar em 1945 e especializou-se em cirurgia geral e cirurgia cardiotorácica, deu aulas em várias universidades e fez o primeiro transplante do coração em 18 de fevereiro de 1986 no Hospital de Santa Cruz.

Dirigiu hospitais, trabalhou em várias universidades e hospitais pelo mundo e é membro de diversas sociedades científicas.

O júri do prémio incluiu os bastonários das ordens dos médicos, dentistas, psicólogos, biólogos, nutricionistas, farmacêuticos e os directores do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Escola Nacional de Saúde Pública.

O Prémio Nacional de Saúde, atribuído desde 2006 a personalidades que se destacaram nas Ciências da Saúde foi atribuído em anos anteriores a figuras como o neurocirurgião João Lobo Antunes, o cardiologista Fernando de Pádua ou a investigadora Odette Santos.