Mundo

República Dominicana vai deportar 30 mil venezuelanos indocumentados

None

O governo da República Dominicana activou um plano para localizar estrangeiros em situação ilegal no país, que prevê que sejam deportados 30 mil venezuelanos.

O plano, segundo o portal “Hoy Digital”, está a ser executado por 100 inspetores da Direção Geral de Migração, com o apoio das Forças Armadas Dominicanas, da Polícia Nacional e do Ministério Público da República Dominicana, apesar de estar em vigor o programa Plano Nacional de Regularização de Estrangeiros.

Além dos venezuelanos, a medida abrange ainda alguns milhares de haitianos, as autoridades estão a fazer rusgas em 26 províncias e os estrangeiros sem documentação atualizada estão a ser levados para o Centro de Refúgio de Pessoas Detidas e Repatriadas.

Em declarações ao “Hoy Digital”, o embaixador da Venezuela em Santo Domingo, Alí Uzcátegui, explicou se tratam de venezuelanos que entraram na República Dominicana como turistas entre 2010 e 2016.

O diplomata negou que haja emigração maciça de venezuelanos devido à crise político-económica e social na Venezuela.

“Cada venezuelano tem o direito de emigrar a outros países respeitando as leis”, frisou.

A 21 de abril Trinidad e Tobago deportou 82 venezuelanos que viviam na ilha por alegadamente se encontrarem em situação irregular.

Em 2016 e 2017 o Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, promoveu, sem sucesso, vários encontros de diálogo entre o Governo do seu homólogo Nicolás Maduro e a oposição venezuelana.