Madeira

Levantamentos e compras através da rede Multibanco cresceram 5,5% na Madeira

None

O valor agregado dos levantamentos e das compras através de terminais de pagamento automático da rede Multibanco cresceu 5,5% em termos homólogos

Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) para a RAM, referentes ao 1.º trimestre de 2018 mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), considerados no seu conjunto, registaram um incremento de 5,5% comparativamente ao período homólogo.

Este crescimento derivou principalmente do aumento de 11,3% verificado nas compras através de terminais de pagamento automáticos (TPA), já que nos levantamentos verificou-se um decréscimo de 1,6%. O acréscimo global foi mais acentuado nos cartões nacionais, que registaram um aumento de 5,7%, enquanto nos internacionais o incremento foi de 4,2%. Os pagamentos seguiram a mesma tendência, crescendo 0,2% relativamente ao mesmo trimestre do ano transato.

A nível nacional, os montantes movimentados nas operações em análise da rede Multibanco também cresceram. Nos levantamentos, o acréscimo foi de 2,8%, nas compras através de TPA de 11,5% e nos pagamentos de 4,0%. A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA no país, foi de +7,7%.

Voltando à análise dos dados regionais, observa-se que desagregando os levantamentos em nacionais e internacionais, os primeiros totalizaram no 1.º trimestre deste ano 140,9 milhões de euros, crescendo 0,2% face ao período homólogo, enquanto os segundos apenas perfizeram 12,7 milhões de euros, -17,5% que no mesmo período de 2017.

Por sua vez, as compras através de TPA feitas com cartões internacionais ascenderam aos 46,2 milhões de euros (+12,3% que no período homólogo), enquanto as compras feitas com cartões nacionais rondaram os 163,9 milhões de euros (+11,0% que nos primeiros três meses de 2017).