Madeira

Protecção Civil na Madeira emite recomendações para o mau tempo

Atitudes como estas são desaconselhadas.   Foto Arquivo Ver Galeria
Atitudes como estas são desaconselhadas. Foto Arquivo

O Serviço Regional de Protecção Civil acaba de emitir um conjunto de recomendações á população que devem ser tidas em conta, devido ao mau tempo que se prevê para os próximos dias.

Segue-se a justificação e em imagem poderá ler as recomendações para cada uma das situações previsíveis de acontecer, nomeadamente chuva, vento e ondulação.

“De acordo com os contactos efetuados entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o IPMA, prevê-se para os próximos dias que o estado do tempo no Arquipélago da Madeira será condicionado por vastas depressões frontais ativas, em particular no dia 25 (domingo) e durante os dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira)”, começa por assinalar os dias mais críticos.

Já para amanhã

“Assim, prevê-se para o dia 25 (domingo) períodos de chuva ou aguaceiros temporariamente fortes e acompanhados de trovoada, vento forte a muito forte (45 a 60 km/h) de oeste, com rajadas que poderão ser da ordem dos 100 km/h nas regiões costeiras e nas regiões montanhosas e ondas de sudoeste de 4 a 5 m, em especial na costa sul da Madeira”.

Para terça e quarta-feira

“Para os dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira), períodos de chuva ou aguaceiros temporariamente fortes acompanhados de trovoada, vento forte a muito forte (45 a 60 km/h) de oeste, com rajadas que poderão ser da ordem dos 100 a 120 km/h e ondas de sudoeste de 4 a 5 m, em particular na costa sul, aumentando gradualmente para valores da ordem dos 6 m até ao dia 28 (quarta – feira). Nos dias mais críticos, a altura máxima das ondas poderá ser superior a 7 m.”

Estar atento aos próximos avisos

Frisa ainda o SRPC que “neste período deverão ser acompanhados os avisos emitidos pelo IPMA e as respetivas atualizações”. Com o passar das horas e as certezas quanto à ocorrência, é provável que sejam emitidos novos avisos, tanto para dar conta do agravamento como do desagravamento das condições meteorológicas.