Madeira

Preços em Novembro iguais aos de Outubro

Mas em duas áreas, ‘Transportes’ e ‘Restaurantes e Hotéis’, o índice de preços no consumidor nos últimos 12 meses disparou

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Em Novembro último, a taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC), na Região Autónoma da Madeira (RAM), foi de 2,4%, igual ao do mês de Outubro. “Este indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 2,1%, mantendo o mesmo valor do mês precedente”, informa hoje a Direcção Regional de Estatística (DREM).

O IPC, que é divulgado mensalmente, aponta para duas classes nos quais os preços dispararam. A dos ‘Transportes’ e a de ‘Restaurantes e hotéis’ foram as que “registaram as maiores variações positivas”, frisa a DREM, “de 7,2% e 5,4%, respectivamente”. E acrescenta: “Em sentido inverso, as classes de ‘Acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação’ e ‘Vestuário e calçado’ foram as únicas a registarem variações negativas, ambas com -1,4%.”

Refira-se que o IPC na RAM está acima da verificada a nível nacional, pois o “valor daquela taxa foi de 1,1%, ainda que o mesmo valor registado no mês anterior”.

Nota ainda para “o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, que em Novembro de 2018 na Região aumentou 0,2% face ao mês anterior”.

Já “a taxa de variação homóloga, ou seja, a variação de preços em relação ao mesmo mês do ano anterior (Novembro de 2018 face a Novembro de 2017) foi de 1,9%, inferior em 0,1 p.p. ao observado no mês anterior”. Neste particular “a classe dos ‘Transportes’ também apresentou a maior variação positiva (5,9%) e no ‘polo’ oposto a do ‘Vestuário e calçado’ apresentou a maior variação negativa (-2,9%)”.

De salientar que a classe dos ‘Transportes” foi “a que mais contribuiu (1,0 p.p.) para a formação desta taxa”. A nível nacional, “a taxa de variação homóloga, em Novembro de 2018, foi de 0,9%, inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior”.

Por fim, a nível mensal, “a variação dos preços em Novembro de 2018 foi de -0,3% (-1,8% em Outubro de 2018). Analisando por classes de despesa, verificou-se que a classe dos ‘Restaurantes e hotéis’ apresentou a maior variação negativa (-3,2%) e a dos ‘Acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação’ a maior variação positiva, de 2,3%”, diz a DREM.

Nota ainda para “o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, em Novembro na Região, aumentou 0,2% face ao mês anterior”, e ainda “a nível nacional, a taxa de variação mensal foi -0,5% (-0,1% em Outubro de 2018)”, conclui.