Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar destaca potencial da Região
O I Congresso Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar, que decorreu no Funchal entre os dias 1 e 4 de Outubro, debateu diversos subprodutos do Turismo de Saúde e Bem-Estar, nomeadamente, o turismo médico, estético, talassoterapia, termalismo, SPA´s, climatismo, residências assistidas e transversalmente o turismo acessível/inclusivo. O congresso juntou 250 conferencistas provenientes dos cinco continentes e principais arquipélagos insulares. Marcaram presença especialistas no sector do turismo, alunos de turismo, principalmente, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, professores e técnicos da saúde.
O presidente da Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar, João Viegas Fernandes, destacou o sucesso do evento: “Cerca de 30% dos conferencistas manifestaram a intenção de voltarem de férias à Madeira e ao Porto Santo, já no próximo ano e realçaram ainda a simpatia e hospitalidade dos madeirenses, a exuberância e a beleza das paisagens e das flores, bem como a segurança da população e dos turistas”.
“Reafirmamos as enormes potencialidades que a Madeira e o Porto Santo têm para o desenvolvimento de um ‘cluster’ e criar a respetiva marca/brand de Turismo de Saúde e Bem-Estar”, acrescentou João Viegas Fernandes.
Estão previstos realizar em Outubro de 2019, em Creta (Grécia), o II Congresso Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar e em 2020 o III Congresso na Universidade das Ilhas Baleares.