Turismo

Taxa de ocupação da hotelaria da Madeira em queda

Em Agosto de 2018, a hotelaria da Madeira apresentou uma taxa de ocupação quarto de 89%, menos 2,4 pontos percentuais face a Agosto de 2017. O ARR (preço médio por quarto ocupado) foi de 85 euros e o RevPar subiu 3% face a 2017.

Os dados constam do AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, que referem que no mês de Agosto de 2018 a taxa de ocupação decresceu 1,3 p.p., em comparação com o mesmo mês do ano anterior, fixando-se nos 87%.

Por destinos turísticos, Algarve (93%), Costa Azul (92%) e Grande Porto (90%) registaram as taxas de ocupação mais elevadas. Por categorias, verificou-se uma variação positiva apenas nas 2 estrelas que tiveram um aumento ligeiro de 0,4 p.p., face a agosto de 2017.

Para Cristina Siza Vieira, da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, apesar de a TO ter decrescido, os resultados são globalmente bons. "Em termos absolutos, este foi, sem surpresas, o melhor mês do ano. Dos 14 destinos do Hotel Monitor, apenas 3 (Beiras, Viseu e Leiria/Fátima/Templários), registaram ocupações abaixo dos 80%. No ARR e RevPAR, os resultados continuam a ser bastante positivos, no entanto há a destacar a quebra nos destinos Grande Porto e Oeste. No próximo mês, com os dados de setembro, iremos fazer uma análise ao comportamento da hotelaria nos meses de verão e aí faremos um balanço, refere.

O Hotel Monitor, um dos vários monitores que integram os Tourism Monitors da AHP, recolhe a informação referente apenas aos hotéis (que representam 61% do total dos empreendimentos turísticos em Portugal e 67% dos quartos), enquanto os dados fornecidos pelo INE e pelo Turismo de Portugal se referem à totalidade da oferta de alojamento turístico.