5 Sentidos

Grupo ‘Dançando com a Diferença’ concluirá APELarte com chave de ouro

Evento terá lugar de 2 a 5 de Maio, com várias iniciativas ligadas às artes, na Escola da APEL

None

O grupo ‘Dançando com a Diferença’ irá abrilhantar o encerramento da Segunda Fase da APELarte, uma iniciativa da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA), que terá lugar de 2 a 5 de Maio, tendo como palco o Auditório da Escola da APEL. A abertura da iniciativa contará com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, e o encerramento contará com a presenta de Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura.

O grupo ‘Dançando com a Diferença’ reúne um elenco de pessoas com e sem necessidades especiais, que fazem da performance e dança contemporânea uma ferramenta contra a discriminação. Unindo o talento e dedicação de todos para com pessoas com necessidades especiais, com cegueira, trissomia 21 ou doenças raras e degenerativas, o grupo tem despertado emoções com as suas atuações, as quais têm conquistado palcos nacionais e internacionais, sendo aclamado pelas suas capacidades artísticas.

No encerramento da APPELarte, ‘Dançando com a Diferença’ irá apresentar o espetáculo de performance e dança contemporânea ‘Bichos’, trabalhado a partir da obra homónima de Miguel Torga, que pretende abordar questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência. “Animais humanizados” ou “humanos quase animalizados” aparecem em luta consigo mesmo, com o meio em que vivem e com o Divino.

A APELarte teve início em Janeiro, com a realização da Exposição ‘Déjà-Vu (1)’, no Museu Henrique e Francisco Franco. Nesta Segunda Fase que decorre de 2 a 5 de Maio sob a curadoria de Diogo Goes, a AAAEA está a promover um ciclo de Conferências, assim como uma exposição artística denominada ‘Déjà-Vu (2)’ e atuações teatrais e saraus de dança expressiva contemporânea.

Na sua essência, a APELarte visa promover um vasto e ambicioso programa de dinamização artística e cultural que abordará uma diversidade de temas, tais como as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Escrita.