Madeira

Selvagens vão ter roteiro

Susana Prada quer a geodiversidade das ilhas compilada. A governante considera que podem atrair mais turismo e ser uma ferramenta de apoio ao ensino

None

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, anunciou esta manhã que vão ser criados mais dois roteiros de geodiversidade e uma aplicação móvel sobre património geológico. Além de fazer referência aos três roteiros que já existem indicou que as ilhas Selvagens vão passar a ter uma espécie de guião.

A governante falava aquando da apresentação do roteiro da geodiversidade da Madeira, na Ponta de São Lourenço, assinalando o Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico, aproveitando o momento para lembrar que esta política insere-se no âmbito da estratégia da conservação do património geológico da Região.

“É objectivo do Governo Regional promover a utilização sustentável dos seus recursos naturais, conciliando as actividades sócio-económicas com a protecção dos valores naturais”, expressou tendo cerca de meia centena de amantes das caminhadas.

Uma ocasião para vincar que o Executivo madeirense tem promovido o aumento das áreas protegidas, ao mesmo tempo que aposta numa regulamentação que promova a conciliação entre actividades económicas e a protecção da natureza, ademais de sublinhar que estes roteiros são ferramentas importantes para o ensino.

De resto, considerou que a apresentação do roteiro da geodiversidade da Ponta do São Lourenço constitui uma valorização da oferta turística podendo servir de atractivo para a captação de outros mercados.