Madeira

Governo Regional reforça aposta na formação de desempregados

None

“Desde o início do ano, 1011 desempregados foram integrados em acções de formação, tendo em vista dotar a população desempregada de índices de qualificação profissional, mais adaptados aos novos contextos do mercado laboral e melhorar significativamente os seus níveis de empregabilidade”, informa um comunicado da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.

Segundo a mesma nota, ao abrigo do Programa Operacional ‘Madeira 14-20’, a ser desenvolvido ao longo dos próximos dois anos, em parceria com o Instituto para a Qualificação, IP-RAM e com 20 entidades formadoras da Região e do Continente, encontram-se aprovados 133 percursos de formação, dos quais 33 já tiveram o seu início tendo abrangido 668 desempregados.

Destaque-se, em particular, a colaboração com a Gestlider (em virtude do seu trabalho no domínio da formação profissional) que, até ao momento, permitiu envolver 23 desempregados que já terminaram o primeiro Curso de Técnico de Contabilidade e Fiscalidade (125 horas). De momento, encontra-se a decorrer mais um e estão previstos outros três para o próximo ano. No total, serão formados 120 desempregados com habilitação entre o 9.º e o 12.º ano de escolaridade.

“Estas medidas revelam um esforço concertado, da parte do Governo Regional, no âmbito do Emprego e da Formação Profissional, em estreita articulação com o sector privado com vista a dotar a população desempregada de novas ferramentas, imprescindíveis a um mundo do trabalho em constante mudança e onde a Qualificação dita as suas regras condicionando sobremaneira a inserção ou reinserção profissional”, sublinha o comunicado.