Madeira

MPT-Madeira pede intervenção rápida e racional com animais errantes

None

O MPT-Madeira afirmou que “tem verificado um aumento acentuado nos animais errantes abandonados pelos seus proprietários, resultante de uma abordagem negativa que foi iniciada pelos serviços municipais”.

Num comunicado enviado à nossa redacção disse que “nesta intervenção os agentes solicitavam o registo dos animais, afirmando que quem não o tivesse feito estaria sujeito a algumas penalizações”. “Desta abordagem, verificou-se que os abandonos tiveram uma maior amplitude, aos quais o próprio Município não consegue dar respostas, como todos nós podemos verificar no nosso dia-a-dia, nas ruas do concelho do Funchal”, acrescentou.

O MPT considera que “a criação de um canil intermunicipal com grande dimensão, com veterinários a tempo inteiro, que possam fazer intervenções veterinárias e oferecer condições condignas à permanência dos animais neste espaço seria na visão do MPT-Madeira uma resposta adequada para enfrentar esta problemática, que na maioria das vezes descamba em problemas de saúde pública, devido às más condições em que estes animais vivem nas ruas e aumentando a insegurança das pessoas”.

“O Partido da Terra defende que todos os animais que dessem entrada neste canil intermunicipal teriam obrigatoriamente que ser intervencionados com esterilizações, possibilitando também, a possibilidade dos cidadãos que quisessem fazer esterilização dos seus animais, o poderem fazer de forma gratuita”, referiu e acrescentou: “O MPT-Madeira defende que os direitos dos animais devem ser respeitados, mas não esquece que o primeiro princípio do equilíbrio social é ajudar e respeitar as necessidades das pessoas. Só quando se salvaguarda este equilíbrio é que podemos direccionar a nossa visão e intervenção para os direitos dos animais. Se invertermos este processo, então nada se fará com razoabilidade e com o objectivo de uma intervenção planeada e justa”.

O MPT “defende que qualquer munícipe deve e pode circular nas ruas de todo o município em segurança, sem correrem o risco de serem “atacados” por animais errantes (cães). Também merecem ter os espaços públicos envolventes às suas casas completamente limpos que promovam a saúde pública de todos e para todos”.

“O MPT-Madeira infelizmente já alertou que o nosso município tem já alguns problemas com amimais errantes que já foram identificados e denunciados, dos quais podemos afirmar a existência de várias matilhas em espaços públicos, bem como ao pé de zonas habitacionais, devendo este problema ser abordado e intervencionado o mais rapidamente possível de forma a protegermos os nossos munícipes de serem feridos por este animais”, afirmou, referindo que “só atacando o problema com soluções válidas e seguras é que podemos defender verdadeiramente os animais. Não basta fazer discursos bonitos na praça pública e depois continuar a ter uma postura de completa inércia. É preciso uma vez por todas por o projecto em acção e mostrar que as entidades competentes estão verdadeiramente a defender os animais”