Madeira

NÓS, Cidadãos! manifesta pesar e exige apuramento de responsabilidades

O NÓS, Cidadãos! denunciou lacunas no Relatório sobre Pedrógão.
O NÓS, Cidadãos! denunciou lacunas no Relatório sobre Pedrógão.

Num comunicado dirigido à redacção, o movimento NÓS, Cidadãos! manifestou “o seu pesar pelos 38 mortos e dezenas de feridos” e expressou a “sua solidariedade aos familiares das vítimas” dos trágicos incêndios que assolaram o território nacional nos últimos dias.

O NÓS, Cidadãos! denunciou lacunas no Relatório sobre Pedrógão, nomeadamente sobre o ordenamento do território e o quadro de licenciamento e gestão administrativa da floresta, e exigiu responsabilidades aos governantes da República, apelando a que “não nos atirem areia para os olhos!”: “Tendo perante os olhos esta tragédia dos Pinhais em Outubro, e a tragédia de Pedrógão em Junho, com mais 64 mortos, exigimos aos governantes que não nos atire areia para os olhos, ocultando responsabilidades e não preparando planos de futuro”.

O movimento deixou ainda uma palavra de agradecimento aos bombeiros, “que lutaram incessantemente contra os fogos, em condições duras, e às autarquias que souberam auxiliar esse combate aos incêndios”. Por outro lado, lamentou “que outras estruturas presentes no terreno não tenham sabido encontrar respostas para evitar mais esta catástrofe”.