Madeira

Rita Andrade em Estrasburgo

Secretária participa no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa

None

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, participa, como membro efectivo, em representação da Região Autónoma da Madeira na Câmara das Regiões, na 33.ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, que se realiza em Estrasburgo (França) nos próximos dias 18, 19 e 20 de Outubro.

Durante o evento, denominado ‘Políticas descentralizadas para a integração bem-sucedida de migrantes’, serão abordadas várias temáticas e trocados pontos de vista com jovens refugiados e figuras políticas proeminentes, que falarão sobre o problema específico da integração de crianças migrantes.

A agenda inclui várias reuniões, entre as quais a da Câmara dos Poderes Locais, a da Câmara das Regiões e reuniões Plenárias, sendo que a Madeira participa nestas duas últimas. Serão abordadas questões como o papel da juventude e do governo na luta contra a corrupção, um futuro melhor para as zonas rurais da Europa, a cooperação regional e a democracia na Europa, a diversidade linguística na Europa e a participação das mulheres na vida política ao nível regional.

De entre os oradores convidados, destacam-se o Ministro do Interior da República Checa, Milan CHOVANEC, em nome da Presidência do Comité de Ministros, e o Secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn JAGLAND.

Refira-se que o Congresso irá receber cerca de quarenta delegados jovens, que serão convidados a participar em todos os debates e reuniões.