País

Marcelo saudado em Dacar por centenas de alunos de português

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi saudado por centenas de alunos de estudos portugueses, durante mais de meia hora, no exterior da Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), em Dacar, no Senegal.

Este “momento realmente único”, como o próprio o descreveu, aconteceu depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter recebido um doutoramento honoris causa e acabou por envolver toda a comitiva que o acompanha nesta visita de Estado ao Senegal.

Dispostos em duas filas, os alunos cantavam: “Obrigado, obrigado” e “adeus, adeus, até à próxima vez”.

A despedida, no entanto, foi demorada, porque o chefe de Estado cumprimentou praticamente todos os jovens, um por um, e parou inúmeras vezes para tirar fotos de grupo e ‘selfies’.

Os alunos não se inibiram perante os membros da comitiva portuguesa e da comunicação social, e pediram para tirar fotos com todos, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assessores diplomáticos e militares, e até o mordomo do Palácio de Belém.

No final, enquanto se preparava para falar aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa perguntou as horas a Augusto Santos Silva, dando-se conta do atraso no programa.

“É uma sensação única, num país como o Senegal, encontrar esta paixão pelo português e por Portugal”, declarou.

O chefe de Estado salientou que “são mais de 40 mil” os estudantes de português no Senegal, e disse que o primeiro objetivo desta visita é precisamente agradecer a esses senegaleses “que quiseram aprender português e estão entusiásticos com isso”, e também “aos professores, às instituições”.

“Aqui estavam certamente mais de mil, que nos rodeiam, e que estavam muito felizes por contactar com o Presidente de Portugal e com Portugal, através da língua portuguesa”, descreveu, considerando que “foi um momento realmente único”.