País

Investimento chinês continua a ser bem vindo

None

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, afirmou hoje que “o investimento chinês continua a ser bem-vindo” em Portugal e destacou o papel de Macau nas relações entre Portugal, China e os Países de Língua Portuguesa (PLP).

Na sessão de abertura do Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os PLP, que decorre até sexta-feira em Lisboa, o governante sublinhou o aumento das trocas comerciais entre os vários países e defendeu que Portugal deve continuar a capitalizar o investimento chinês.

“Portugal é um país aberto que afirma o multilateralismo como forma de resolver conflitos mas também o investimento e comércio aberto e sem fronteiras como promotores de uma vida melhor e uma sociedade aberta e mais justa”, declarou.

No encontro de hoje serão assinados 25 memorandos de entendimento entre entidades dos vários países, na área da cooperação económica, incluindo uma convenção para evitar a dupla tributação entre Portugal e a Região Administrativa e Especial de Macau (RAEM), que segundo Eurico Brilhante Dias vai permitir reforçar “vínculos económicos e de comércio entre os dois países” e “ultrapassar um problema de vários anos”.

O governante referiu que o mercado de Língua Portuguesa já tem 261 milhões de consumidores e que deve ainda durante o século XXI ultrapassar os 350 milhões e consumidores.

“Em conjunto somos mais fortes e temos mais expressão no mundo globalizado”, realçou o secretário de Estado, vincando a importância da cooperação triangular com Macau e os PLP.