País

Estudantes de medicina entregam petição sobre qualidade da formação em dia de prova

Esta prova será realizada, amanhã, por cerca de 2.500 estudantes de medicina.
Esta prova será realizada, amanhã, por cerca de 2.500 estudantes de medicina.

Mais de 150 estudantes de medicina vão entregar no parlamento na quinta-feira, dia da prova nacional de acesso à especialidade médica, uma petição que apela ao debate alargado sobre o problema da qualidade da formação médica em Portugal.

Um comunicado da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANMP) indica que a petição, com mais de 5 mil assinaturas, defende o planeamento de recursos humanos no sector da medicina em Portugal e apela ao debate alargado sobre o problema da qualidade da formação médica em Portugal.

O documento solicita ainda a constituição de “uma comissão de avaliação externa e isenta que avalie as condições de ensino, as capacidades formativas pré e pós-graduadas e a relação entre o número de ingressos nos cursos de medicina e as vagas para Internato médico, com proposta de soluções para cada problema identificado”.

A entrega desta petição acontece no dia em que se realiza a prova Harrison que os médicos têm de realizar para poderem aceder a uma especialidade e que está em vigor há 40 anos, sendo criticada por ser demasiado focado na memorização.

Esta prova será realizada por cerca de 2.500 estudantes de medicina.