Mundo

Sismo de magnitude 5,9 atinge o México sem provocar vítimas ou danos materiais

None

Um terramoto com uma magnitude de 5,9 graus na escala de Richter, com epicentro no estado de Oaxaca, no sul do México, fez disparar hoje o alerta de sismo na capital, mas não há relatos de vítimas ou danos materiais.

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) localizou o epicentro do sismo, que ocorreu às 08:31 (hora local, 14:31 em Lisboa), a nove quilómetros a noroeste de Huajuapan de León, em Oaxaca.

O coordenador nacional da Proteção Civil declarou a um canal de televisão mexicano que nenhuma vítima ou danos tinham sido relatados.

Por seu lado, o autarca da Cidade do México, José Ramón Amieva, informou através da rede Twitter que um protocolo de revisão foi iniciado para detetar possíveis efeitos.

Embora o sismo tenha sido moderadamente sentido na Cidade do México, o som do alerta sísmico fez com que muitas pessoas saíssem às ruas por precaução.

Na memória dos moradores da capital está ainda muito presente o terramoto de 19 de setembro de 2017, que deixou 228 mortos na cidade.

Em setembro passado, 471 pessoas morreram em três terremotos - nos dias 07, 19 e 23 - na maior tragédia natural do México desde o terremoto de 1985, que deixou milhares de mortos na capital do país.