Mundo

Secretário-geral da ONU apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

Foto Lucas Jackson/Reuters
Foto Lucas Jackson/Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

Segundo um comunicado do seu porta-voz, António Guterres, numa reunião este sábado com Ri Yong Ho, instou à redução das tensões na península coreana, pelas quais se manifestou preocupado, e apelou à implementação “total” das resoluções do órgão máximo de decisão da ONU.

O alto funcionário internacional insistiu perante Ri Yong Ho na “necessidade de uma solução política do conflito” e recordou a importância da assistência humanitária a quem necessite na Coreia do Norte.

O ministro do Exterior norte-coreano reivindicou hoje na Assembleia Geral da ONU o direito do seu país contar com armas nucleares para se defender dos inimigos, mas assegurou que só as utilizará como “última opção” em caso de um ataque da parte dos Estados Unidos ou dos seus aliados.

Na sua intervenção, Ri Yong Ho advertiu que a Coreia do Norte está a entrar na “fase final” de criação de um sistema nuclear, que considera uma “medida de autodefesa” para evitar que os Estados Unidos possam realizar “uma invasão militar”.

O chefe da diplomacia norte-coreana classificou de “injustas” as sanções impostas pelo Conselho de Segurança a Pyongyang pelos seus ensaios balísticos e nucleares, tendo afirmado que não desviariam do seu “caminho para desenvolver a sua potência nuclear”.