Mundo

Pyongyang desmantela campo de testes nucleares perante jornalistas estrangeiros

FOTO Reuters
FOTO Reuters

A Coreia do Norte demoliu hoje o que diz ser o seu campo de testes nucleares com uma série de explosões durante várias horas e na presença de jornalistas estrangeiros.

As explosões ocorreram nas profundezas das montanhas num local pouco povoado no nordeste do país, centrando-se em três túneis no subsolo e em várias torres de observação na área circundante.

O desmantelamento deste local de testes nucleares já havia sido anunciado anteriormente pelo líder Kim Jong-un.

A demolição acontece após a Coreia do Norte criticar o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence.

“Não posso esconder a minha surpresa perante as observações idiotas e estúpidas vindas da boca do vice-Presidente norte-americano”, salientou a vice-ministra norte-coreana dos Negócios Estrangeiros, Cheo Son-hui, em declarações citadas pela agência de notícias oficial do país, a KCNA.

A governante norte-coreana referia-se a uma entrevista ao vice-Presidente norte-americano, Mike Spence, no canal de televisão Fox News, na segunda-feira, e na qual este afirmava que o processo de desnuclearização da Coreia do Norte podia seguir o modelo da Líbia, que terminou com a morte de Muammar Kadhafi, após este ter renunciado ao projecto de construir a bomba atómica.

A Coreia do Norte não convidou inspectores internacionais para a cerimónia de desmantelamento do campo de testes, o que limita o seu valor como uma concessão séria.