Mundo

Número de vítimas sobre para 328 no Irão

Número de vítimas mortais do sismo que abalou Irão e Iraque tem vindo a aumentar nas últimas horas. FOTO Reuters
Número de vítimas mortais do sismo que abalou Irão e Iraque tem vindo a aumentar nas últimas horas. FOTO Reuters

“Pelo menos 328 pessoas morreram e 2500 ficaram feridas no forte sismo que abalou no domingo o nordeste do Iraque e as regiões fronteiriças no Irão e na Turquia”, avança o Diáriod e Notícias de Lisboa, citando as agências internacionais.

De notar que os números oficiais conhecidos até agora são relativos ao Irão e avançados pela agência Isna, semi-estatal, que cita fontes médicas.

A maioria das pessoas morreu na cidade de Sarpol-e Zahab, onde foram contabilizadas 236 vítimas mortais.

Até ao início da manhã de hoje, o Irão anunciara um balanço oficial provisório, que não tem parado de aumentar nas últimas horas.

No Iraque, onde foi localizado o epicentro, o tremor de terra causou seis mortos na província de Souleimaniyeh, no Curdistão iraquiano, segundo responsáveis locais.

Segundo o serviço geológico norte-americano (USGS), o abalo foi registado à profundidade de 25 quilómetros e a cerca de 30 quilómetros a sudoeste da cidade de Halabja, numa zona montanhosa da província iraquiana de Souleimaniyeh.

O sismo foi registado pelas 18:18 (hora de Lisboa) e sentido no Irão e na Turquia, onde não foram reportados danos ou vítimas, segundo as autoridades.

O sismo foi inicialmente reportado como tendo a magnitude de 7,2 na escala de Richter. No balanço mais recente, a AFP refere que o abalo foi de 7,3.