Mundo

Mais de mil voos cancelados hoje nos EUA devido à neve

None

Mais de mil voos foram cancelados e dois mil atrasados hoje nos Estados Unidos devido à tempestade de neve que está a cobrir de branco o país do sul até ao noroeste.

De acordo com o portal Flightaware, citado pela agência EFE, às 17:30 de hoje o aeroporto mais afectado era o Hartsfield-Jackson de Atlanta (no estado da Geórgia), onde cerca de 20% de voos de partida (194) e 22% dos de chegada (222) foram cancelados.

A neve começou a cair na quinta-feira no estado do Texas e, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, ao longo do fim de semana irá atingir vários estados da costa leste, onde se situam cidades como Washington, Nova Iorque ou Boston.

Em Washington, Filadélfia e Nova Iorque são esperados sete a 15 centímetros de neve entre hoje e domingo, enquanto em Boston e Providence, situadas mais a norte, estima-se que se acumulem 15 a 20 centímetros.

Os aeroportos servem aquelas cidades também foram afetados, especialmente o de Newark, que hoje somava 87 voos cancelados, e o de Baltimore-Washington, com 82.

Também estão a ser afectados pelo mau tempo, ainda que menos, os aeroportos de LaGuardia (Nova Jérsia), Logan (Boston), Ronald Reagan (Washington), O’Hare (Chicago) e Filadélfia, e alguns localizados no estado da Flórida, como o de Orlando e o de Fort Lauderdale-Hollywood.

As companhias aéreas mais afectadas são a Delta, que na sexta-feira anunciou o cancelamento de 970 voos e hoje mais de 300.

Os primeiros nevões afectaram também o sul dos Estados Unidos, como Houston (no estado do Texas), onde não se acumulavam mais de dois centímetros de neve desde 2009.