Mundo

Internacional Socialista condena Trump e apoia México ao encerrar congresso

None

O XXV Congresso da Internacional Socialista (IS) terminou hoje em Cartagena das Índias com uma declaração condenando o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo seu “desprezo” pelo México.

A declaração, uma iniciativa do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) que expressa também “firme solidariedade” com o México “perante o tratamento de desprezo que representam as graves atitudes e declarações do Presidente Trump”, foi adotada sem alterações.

A IS condenou igualmente a decisão de Trump de “construir um muro na fronteira” entre os dois países e reprovou “qualquer ação destinada a penalizar economicamente os mexicanos, com o objetivo de suportar os custos de construção do dito muro”.

O congresso da IS instou ainda à convocação imediata de uma “reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade Ibero-Americana de Nações no México para abordar esta questão de forma conjunta e promover uma posição de apoio ao país”.

O socialista espanhol proponente do texto, Mario Jiménez, sustentara ser “absolutamente inaceitável [a atitude] de Trump em relação a um país soberano que não pode ser humilhado na sua dignidade, como pretende o senhor Trump”.

“Não é uma agressão ao México, é-o a toda a Comunidade Ibero-Americana. Não podemos nem devemos ficar de braços cruzados”, defendeu.

A nova política de Trump está “orientada para um nacionalismo populista, xenófobo, militarista e protecionista que poderá alterar substancialmente as relações que guiaram e sustentaram o equilíbrio geopolítico mundial”, acrescentou.