Mundo

Embaixadora na ONU garante que EUA vão participar sem limitações nos Jogos de Inverno

None

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, confirmou hoje que o seu país vai participar sem limitações nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018.

Nikki Haley dissipou assim as dúvidas que ela própria tinha levantado, quando há dias admitiu que devido ao aumento da tensão entre os EUA e a Coreia do Norte a participação de atletas norte-americanos na competição era “uma questão em aberto”.

Hoje, em entrevista à cadeia televisiva Fox, questionada sobre se os Estados Unidos iriam participar com uma equipa completa, Haley respondeu: “Sim, vamos fazê-lo”.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018, que decorrem entre 09 e 25 de fevereiro, vão ser disputados a cerca de 70 quilómetros da fronteira com a Coreia do Norte.

Os contínuos testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte, a par com a retórica belicista com a qual Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, tem respondido, aumentaram a tensão na península coreana para níveis sem precedentes desde o final da Guerra da Coreia (1950-1953).