Madeira

Utentes sem conseguir fazer análises no Bom Jesus

Este era o cenário, às 8 horas desta segunda-feira, no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal. FOTO Rui Silva/ ASPRESS Ver Galeria
Este era o cenário, às 8 horas desta segunda-feira, no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal. FOTO Rui Silva/ ASPRESS

Duas semanas depois do início da greve dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, os serviços de análises clínicas da RAM continuam ser afectados. Às 8 horas da manhã desta segunda-feira, dezenas de utentes aguardavam, sem sucesso para fazer análises no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal.

Os técnicos de diagnóstico estão desde as 00:00 de dia 2 de Novembro numa greve por tempo indeterminado, um protesto que pretende exigir a reposição do acordo que os sindicatos do sector dizem ter sido “violado pelo Governo”.

Segundo os sindicalistas, tinha sido acordado entre sindicatos e Governo uma quota de 30% de lugares de topo de carreira para os profissionais de diagnóstico e terapêutica. Contudo, em Conselho de Ministros, essa quota foi diminuída para 15%, uma situação que está a indignar os profissionais.

Análises clínicas e exames complementares de diagnóstico são os serviços mais afectados pela greve nacional destes profissionais, que não tem para já uma data para terminar.

Na Madeira a adesão rondou os 70%