Madeira

“Todos temos algo a dar e a receber”

Rita Andrade presidiu, esta manhã, ao encerramento do evento ‘Urdir Encontros, Repensar Vontades’.
Rita Andrade presidiu, esta manhã, ao encerramento do evento ‘Urdir Encontros, Repensar Vontades’.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, presidiu ao encerramento do evento ‘Urdir Encontros, Repensar Vontades’, que decorreu esta manhã, no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM). Desta sessão resultou a celebração de um protocolo de cooperação entre o ISSM e a Associação de Santo Graal, com vista à criação da Agência de Banco de Tempo.

O Banco de Tempo é uma rede de infra-estruturas de apoio social, baseada na gestão do tempo para troca de serviços. Apoia-se no Banco Central, coordenado pela Associação Graal (entidade promotora do projecto), e nas Agências, inseridas em cada comunidade.

De acordo com a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, “o Banco do Tempo assenta no princípio de que todos temos algo a dar e a receber; troca-se tempo por tempo”. E elabora: “Os serviços prestados correspondem a actividades não profissionais, que se realizam com gosto. Os membros do Banco de Tempo disponibilizam-se para fazer o que mais gostam, e podem solicitar qualquer serviço disponível na sua agência.

Entre os objectivos desta iniciativa encontram-se: o apoiar a família e a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, através da oferta de soluções práticas da organização da vida quotidiana; construir uma cultura de Solidariedade e promover o sentido de comunidade, o encontro de pessoas que convivem nos mesmos espaços, a colaboração entre gerações e a construção de relações sociais mais humanas; valorizar o tempo e o cuidado dos outros, estimular os talentos e promover o reconhecimento das capacidades de cada um; promover a cooperação entre várias entidades públicas e privadas.

“A agência hoje criada, vem juntar-se às já existentes, da Jaime Moniz e de Santa Cecília, aumentando assim a representação do Banco de Tempo na RAM”, anunciou Rita Andrade, avançando ainda que a nova agência será implementada e dinamizada por 4 técnicos da Equipa de Centros Comunitários e Equipas de Rua do ISSM, através do Departamento de Projectos e Programas Sociais.