Madeira

SESARAM avalia nutrição de doentes

None

A avaliação do estado nutricional dos doentes internados vai ser brevemente implementada como uma prática recorrente no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Esta medida foi hoje anunciada pelo secretário regional da Saúde, numa iniciativa promovida pela Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM, integrada no projecto internacional ‘Dia Mundial da Nutrição’, que se assinala amanhã.

Pedro Ramos referiu que um dos objectivos desta medida é reduzir o risco nutricional que possa existir numa determinada população e que, aliás, faz parte do Programa de Governo.

Disse ainda que esse programa “está a ser concretizado passo a passo” e que “o segundo passo está a ser objecto de um estudo que neste momento decorre na Região Autónoma da Madeira, cujos resultados vão ser apresentados no final do primeiro semestre deste ano e que vai ter grande impacto na população no que diz respeito ao novo aconselhamento nutricional que vai ser proposto à população nos seus vários escalões etários”.

Quanto ao evento, Teresa Esmeraldo, coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM, recordou que surgiu em 2005, na Europa, depois de constatar-se que cerca de 30 a 50% dos doentes hospitalizados estavam em risco nutricional associado a doença.

Referiu também que os questionários aplicados estão actualmente traduzidos em cerca de trinta línguas.