Madeira

Sara Madruga da Costa questiona ministro sobre Centro Regional da RTP-M

None

A deputada à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa, voltou esta manhã a questionar o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, sobre a situação dos trabalhadores do Centro Regional da RTP-M.

De acordo com a deputada madeirense “há mais de um ano que o Governo da República e o conselho de administração da RTP dizem que estão a efectuar o levantamento da situação, sem que até à data tenham resolvido o assunto”.

“A harmonização das tabelas salariais e a progressão das carreiras dos trabalhadores da RTP-M com os trabalhadores dos restantes centros a nível nacional, continua por resolver e pendente, não sendo compreensível a diferença de tratamento entre os trabalhadores dos diferentes centros”, adiantou Sara Madruga da Costa, acrescentando que “existem situações verdadeiramente inadmissíveis de trabalhadores do Centro Regional que continuam há anos sempre na mesma categoria profissional, sem que o Ministro com a tutela e o conselho de administração da RTP resolvam a situação”.

Na resposta, o Ministro da Cultura referiu que o Governo e a Comissão de Trabalhadores da RTP estão em diálogo permanente e a inventariar o problema, sem se comprometer com uma data para a resolução do problema.

Para além desta situação, Sara Madruga da Costa lembrou que o ministro se comprometeu a eliminar a discriminação existente no acesso à internacionalização e aos apoios às artes por parte de artistas e entidades culturais com domicílio fiscal na RAM e que essa situação também continua por resolver.

Em resposta, Castro Mendes referiu que o governo está a reflectir num novo modelo de apoio às artes que contemple essa situação, “estando a mesma bem encaminhada”.