Madeira

PSD-Madeira diz que “não vai aceitar que os madeirenses sejam tratados como portugueses de segunda”

Eis a reacção oficial dos sociais-democratas à manchete de hoje do DIÁRIO sobre as declarações da ministra do Mar que afastou a hipótese de viabilizar a ligação ‘ferry’ entre Madeira e continente

None

“A ministra do Mar veio ontem confirmar, na Assembleia da República, o que os madeirenses sentem na pele desde que o Governo de António Costa tomou posse: um total alheamento e desrespeito do Estado pelos portugueses que vivem nesta Região”. Quem o diz é o secretário-geral do PSD-Madeira, Rui Abreu, num duro comunicado enviado às redacções. Em causa as declarações da ministra do Mar que afastou a hipótese de viabilizar a ligação ‘ferry’ entre Madeira e continente, um assunto que o DIÁRIO noticia hoje em manchete.

“O PSD-Madeira não vai aceitar que os madeirenses sejam tratados como portugueses de segunda e que sejam ‘condenados’ à falta de alternativas nas suas deslocações dentro do seu país, ao contrário do que acontece com os seus compatriotas no restante território nacional”, dizem os sociais-democratas.

“A viabilidade de uma ligação marítima deste tipo não se pode medir por parâmetros económicos. Cabe, ao Estado Português, nas suas funções sociais e económicas, assegurar o cumprimento da continuidade territorial, na contribuição para o esbatimento das desigualdades e correcções económicas e geográficas, de forma a garantir a mobilidade de todos os cidadãos”, sustenta.

O PSD-Madeira considera, por isso, “que é de todo o interesse e pertinência que seja reestabelecida a linha ferry marítima de passageiros e de mercadorias com Portugal continental”.

Ora, para o PSD-Madeira, este objectivo deve ser conseguido através da “consideração de interesse público por parte do Estado, de modo a inverter o modelo de incentivos públicos aos armadores, através de um concurso público internacional e de um caderno de encargos que assegure as compensações financeiras aos armadores desta linha marítima directamente pelo Governo da República”.

“Da parte do Governo Regional, sustentado pelo PSD, continuarão a ser desenvolvidos todos os esforços para que essa ligação seja uma realidade para os madeirenses”, diz o PSD-M.

De resto,o PSD-Madeira vem também lamentar a intenção do Governo da República de cobrar mais taxas aos navios registados na Madeira, numa altura em que se regista um crescimento continuado e sustentado do MAR, “voltando-se a criar um clima de instabilidade que poderá inverter esta situação. Uma vez mais, o Estado vem, com medidas irresponsáveis, prejudicar a economia regional e todos os madeirenses”.