Madeira

Próxima ‘Noite Aberta’ na Estação de Biologia Marinha do Funchal é já amanhã

None

A Estação de Biologia Marinha do Funchal tem as portas abertas ao público há cerca de 10 anos. Uma vez por mês durante a época de Verão, qualquer pessoa pode visitar o espaço de forma a conhecer o trabalho desenvolvido no laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

Desta forma, a próxima ‘Noite Aberta’ acontece já amanhã, dia 23 de Setembro, com o seguinte programa:

• 21h00: “Águas vivas – Projeto Gelavista” – Convidada: Dra. Antonina Santos (IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera e coordenadora do projeto Gelavista)

• 20h00 e 22h30: Visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal.

O GelAvista é o programa de ciência cidadã do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), responsável pela monitorização de organismos gelatinosos na costa Portuguesa. Um programa que pretende envolver a população em geral para a recolha de informação sobre o avistamento de organismos de aspecto gelatinoso nas praias, marinas, em actividades de mergulho ou náuticas, ou ainda desde embarcações.

Foi também recentemente lançada a aplicação GelAvista para telemóvel e tablet que visa facilitar o envio de avistamentos de organismos gelatinosos a todos os observadores GelAvista.

Após um ano e meio de existência, mais de 110 observadores voluntários comunicaram cerca de 530 avistamentos ao longo de toda a costa portuguesa, incluindo os Açores e a Madeira. Devido ao interesse mostrado em relação a avistamentos em todo o território português, não cingindo a área apenas ao território continental, oficializa-se assim a extensão do programa à Madeira.

A nível regional, as responsáveis serão Sofia Vieira, dos Assuntos do Mar da Direcção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente e Mafalda Freitas da Estação de Biologia Marinha do Funchal.