Madeira

Produção de pêros cresce 10%

Humberto Vasconcelos relaciona o aumento com o apoio que os serviços ofereceram ao longo do ano.

None

O secretário regional da Agricultura e Pescas disse há momentos na XXVII Mostra Regional da Sidra do Santo da Serra que a produção de pêros na Região teve um “aumento de 10%”.

As condições climáticas nas principais zonas produtoras de pêros para sidra, ao contrário do que ocorreu em 2016, “foram mais favoráveis à normal rebentação e vingamento das maçãs/peros”, pelo que a tutela prevê uma retoma da produção para valores mais próximos dos registados na campanha de 2015, ou seja, entre as 900-1.000 toneladas, num acréscimo relativo que poderá ser da ordem dos 10% em relação ao ano passado, explicou.

Humberto Vasconcelos falou da valorização e diferenciação das sidras madeirenses não o Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Frutícolas, o “único reconhecido a nível da União Europeia”, vincou, por ter passado a incluir as seguintes 10 variedades de macieiras/pereiros únicas na Madeira: Maçã Barral; Maçã Cara de Dama; Pêro Calhau; Pêro Domingos; Pêro Ponta do Pargo; Pêro Bico de Melro; Pêro Branco; Pêro da Festa; Pêro Focinho de Rato; Pêro Vime.

O nível de produção anual deverá situar-se nos 2.400 hectolitros, com um valor de mercado de cerca de 1,2 milhões de euros.