Madeira

Primeiras horas mostram furacão simpático

Furacão Leslie, 6h. Ver Galeria
Furacão Leslie, 6h.

As primeiras horas deste sábado ficam marcadas pela passagem simpática do furacão Leslie ao largo das ilhas da Madeira e Porto Santo, embora pontualmente se sintam os seus efeitos, que ontem eram apontados como sendo mais notórios a partir das 07h, a para da garantia que o dispositivo de socorro na Região Autónoma da Madeira estava em “alerta máximo”.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há entre 60 a 80% de probabilidade de o arquipélago da Madeira começar a sofrer os efeitos do Leslie esta manhã, em termos de agitação marítima, vento e precipitação, acompanhados de trovoada.

“Nestas condições prevê-se vento forte do quadrante sul com rajadas até 90 quilómetros por hora, sendo que, nas regiões montanhosas, o vento será forte a muito forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora”, segundo o IPMA.

A Secretaria Regional da Saúde, que tutela o serviço da Proteção Civil, informou que o dispositivo de socorro na Região Autónoma da Madeira está em “alerta máximo” devido à aproximação do furacão Leslie.

O comando regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP) aconselhou os condutores a evitarem a utilização das estradas junto à orla costeira e a limitarem a circulação automóvel ao indispensável por causa dos efeitos da passagem do furacão.

Já a ANA - Aeroportos de Portugal aconselhou os passageiros com viagens de e para a Madeira a contactarem antecipadamente as companhias aéreas ou o ‘site’ desta entidade, visto que o mau tempo provocou o cancelamento de vários voos.

No continente, os efeitos do furacão Leslie devem sentir-se, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a partir das 19:00 de hoje, atingindo o pico mais crítico entre as 00:00 e as 06:00 de domingo para precipitação e entre as 03:00 e as 12:00 também de domingo para agitação marítima.

“O território continental português será afetado muito provavelmente em toda a sua extensão geográfica, não sendo possível ainda indicar com precisão as áreas de maior impacto dos fenómenos meteorológicos”, sublinhou na sexta-feira a ANPC.