Madeira

Nós, Cidadãos! questiona abandono das obras na Ponte de São Paulo no Funchal

None Ver Galeria

Muito recentemente, o Governo Regional, através da Secretaria dos Assuntos Parlamentares e Europeus, liderada por Sérgio Marques, propagandeou que processou a Câmara Municipal do Funchal (CMF), pois o executivo autárquico havia embargado “ilegalmente”, de à quatro meses para cá (mais concretamente, a 9 de Maio), as obras da SRAPE na Ponte Nova, na Ribeira de Santa Luzia.

O partido Nós, Cidadãos! – Madeira e Porto Santo surpreendido por mais esta “incauta decisão do executivo regional que em nada abona as desejáveis boas relações entre o poder regional e o poder local/autárquico”, questiona Sérgio Marques sobre o abandono e “desleixo/despreocupação” da sua secretaria relativamente à obras que estão paralisadas (ou suspensas) há mais de 4 meses, na Ponte de São Paulo, na Ribeira de São João, no Funchal.

“Seguramente, o Secretário Regional em questão considerará que é premente preservar/conservar e defender o património histórico, arquitectónico e cultural da cidade, um legado identitário da mesma – e para o qual a Câmara Municipal do Funchal determinou a abertura de um procedimento de classificação como “Património de Interesse Municipal”, em janeiro deste ano (2017) – mas a situação actual que todos presenciamos no dia-a-dia, que em nada acredita as boas intenções do governante, sobretudo com a intervenção que ocorreu nos últimos 15 meses na Ribeira de São João, não atestam qualquer interesse em terminar o que foi iniciado naquela infraestrutura e que é da responsabilidade da SRAPE”, refere numa nota de imprensa enviada à redacção.

De acordo com o partido Nós, Cidadãos!, “não estando as obras da Ponte de São Paulo sujeitas a embargo camarário”, questiona o responsável governativo que as tutela pela razão/motivo da paragem e abandono da intervenção que ali ocorreu durante a empreitada na Ribeira de São João – “e que aparentemente já terminou” – e pelos sujeitos/entidades incrimináveis em caso de acidente/ocorrência com um qualquer cidadão que utilize aquela infraestrutura, pois o estado em que a ponte se encontra constitui não só uma mancha numa zona nobre da cidade, como põe em risco a segurança dos peões que todos os dias a utilizam”.

“Aliás, para o Nós, Cidadãos! – Madeira e Porto Santo, como para qualquer cidadão comum, é perceptível que a cada dia que passa e a situação se mantém, a estrutura da ponte de São Paulo vai-se detorando na medida em que os seus materiais sofrem agora uma erosão mais avançada por parte dos elementos da natureza, e se o inverno deste ano for deveras rigoroso, estará o Secretária Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, e o seu gabinete técnico, em condições de garantir aos cidadãos que ela não poderá inclusive ruir? Afinal, quem preserva efectivamente este património de valor histórico da cidade e da Região? Aparentemente, a Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeu não o está a fazer”, acrescenta.