Madeira

Muro da Solidariedade e grupo sul-africano são novidades na Festa da Flor

None

A Festa da Flor 2017, que tem como tema ‘Vamos Florir a Madeira’ e se realiza entre 4 e 21 de Maio, tem como uma das novidades a realização do Muro da Solidariedade, na Praça do Povo, a 13 de Maio, que irá mobilizar idosos de várias instituições de solidariedade. Outra nota relevante vai para a participação no Cortejo Alegórico de um grupo convidado, proveniente de Free State, na África do Sul.

O secretário regional de Economia, Turismo e Cultura destacou hoje, na cerimónia de apresentação do evento, o facto de as festividades se prolongarem por três semanas, o que vai ao encontro da intenção manifestada no ano passado. O primeiro fim-de-semana engloba o Muro da Esperança, pelas 11 horas de sábado, dia 6 de Maio, e o Cortejo Alegórico da Flor, no domingo, com início às 16 horas.Para além do referido Muro da Solidariedade, o segundo fim-de-semana engloba o ‘Madeira Auto Parade 2017’, no dia 14 pelas 15h30, com o desfile de automóveis e motos clássicos. Eduardo Jesus explicou, ainda, que o último dos fins-de-semana será dedicado à vertente cultural, estando agendados dois concertos e um recital de canto lírico.

Para além disso, o governante vincou que se dá continuidade à política de descentralização do evento pelos diversos municípios, envolvendo ornamentações florais, tapetes de flores e decorações de edifícios.

O governante recordou ainda alguns números já conhecidos, nomeadamente que a taxa de ocupação deverá rondar os 90%, de acordo com a consulta efectuada a 18 de Abril junto dos grupos hoteleiros. Por fim-de-semana, teremos uma previsão de 93% no primeiro, de 86% no segundo e de 91% no último. A taxa média do ano anterior foi de 90%, mas em apenas duas semanas.

Acresce dizer que o investimento deste cartaz turístico ascende a 422 mil euros, o que representa um aumento de 80 mil euros comparativamente ao ano passado. A este montante juntam-se os diversos patrocínios ao nível dos tapetes florais, que ascendem aos 10 mil euros. Eduardo Jesus revelou, ainda, que mais de 3.500 estarão envolvidos na edição 2017 da Festa da Flor, aproximadamente 1.400 no Cortejo Alegórico e mais de 1.200 no Muro da Esperança.