Madeira

Madeira e Açores registam maior taxa de ocupação hoteleira do país

A Madeira destacou-se também com uma receita média por turista de 304 euros.
A Madeira destacou-se também com uma receita média por turista de 304 euros.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), no âmbito dos AHP Tourism Monitors, os Açores atingiram pela primeira vez, em Julho, uma taxa de ocupação na hotelaria de 90%. Trata-se da taxa de ocupação quarto mais elevada do país, a mesma registada também pela Madeira. Seguem-se-lhes o Algarve (89%) e Lisboa (87%).

O preço médio por quarto ocupado (ARR) fixou-se nos 106 euros, numa subida de 11% em relação a Julho de 2016, com Lisboa (17%), Beiras (14%) e Algarve (13%) a registarem os maiores acréscimos no preço médio por quarto ocupado.

O preço médio por quarto disponível (RevPAR) subiu 13%, face ao período homólogo de 2016, fixando-se nos 88 euros, com os destinos turísticos Algarve (141 euros), Estoril (96 euros) e Lisboa (93 euros) a registarem os valores mais elevados.

A receita média por turista no hotel continuou a crescer, mostrando um aumento de 8% para 138 euros. Por destinos turísticos, Lisboa cresceu mais neste indicador, com mais 16%, mas, em termos absolutos, a Madeira destacou-se com uma receita média de 304 euros, seguida do Algarve, com 247 euros, e dos Açores, com 202 euros.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, notou que os Açores, têm sido um destino que se consolida e que protagonizaram a “grande surpresa deste mês de Julho a atingirem pela primeira vez os 90% em taxa de ocupação (TO), a mais elevada do país a par da Madeira”.

“Sublinhe-se ainda que o preço médio por quarto vendido (ARR) também teve uma subida expressiva. A combinação da elevada TO com o ARR permitiu aos Açores uma excelente performance no período, ultrapassando todos os destinos, à exceção de Lisboa, Estoril e Algarve”, concluiu a responsável, citada em comunicado