Madeira

Liliana Rodrigues lembra que a política “serve para ajudar aqueles que mais precisam”

None

A eurodeputada Liliana Rodrigues encontra-se, desde ontem e até o dia 15 de Junho, em Estrasburgo para a habitual sessão plenária onde estão reunidos os representantes eleitos dos 28 Estados-Membros.

Em foco, durante o primeiro dia da sessão plenária, esteve uma discussão conjunta sobre a Política de Coesão da União Europeia que contou com a intervenção da deputada socialista.

No tempo que lhe foi atribuído, Liliana Rodrigues defendeu que a “política de coesão foi e é um auxílio à convergência e é uma das formas mais elevadas de solidariedade. Ela diminuiu as assimetrias e as desigualdades, mas também foi capaz de diagnosticar as necessidades específicas de cada região e o que ainda há por fazer”.

A política de coesão é o veículo de investimento mais importante para o crescimento da União e tem o objectivo de promover a coesão económica, social e territorial e a solidariedade entre os países da União Europeia (UE). Para o período entre 2014-2020, um terço do orçamento da UE (351 8 mil milhões) foi reservado para a Política de Coesão.

“A política é essencialmente ajudar aqueles que mais precisam e só assim podemos manter esta União” e a “política de coesão serve este propósito”, afirmou Liliana Rodrigues para de seguida pedir que, depois de 2020, seja possível “manter o compromisso e o reforço de uma cidadania europeia crítica e esclarecida”.

Em discussão estiveram os relatórios sobre os “Elementos constitutivos de uma política de coesão da UE pós-2020”, o “Envolvimento crescente dos parceiros e visibilidade do desempenho dos Fundos Estruturais e de Investimento” e as “Medidas específicas para conceder assistência suplementar aos Estados-Membros afectados por catástrofes naturais”.

Relacionado com este último estão os apoios concedidos aos Estados-Membros em situações de catástrofes naturais, como foram os casos da aluvião de 2010 e dos incêndios em 2016 na ilha da Madeira.

Relembre-se que, no passado mês de Setembro de 2016, a Comissária para a Política de Desenvolvimento Regional, Corina Cretu, visitou a Madeira a convite da eurodeputada Liliana Rodrigues para inteirar-se das consequências dos incêndios que deflagraram na ilha durante o mês de Agosto.

Em Abril deste ano foi aprovado na Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu o Fundo de Solidariedade da União Europeia para prestar assistência à Região Autónoma da Madeira. O montante total de ajuda foi de 3 925 000 euros.